segunda-feira, 26 de março de 2012

O fanatismo

   








Qual a razão de tanto fanatismo, seja na religião, no esporte, no amor etc? Por que as pessoas se alteram quando vêem algo ou alguma coisa que lembra, que define uma caracteristica de um rival, principalmente no esporte?
    Falo isso porque outro dia fui jogar uma partida de tênis e meu adversário comentou: vou usar esse placar preto porque o outro me lembra o inter e então não uso essa cor. Ah, qual é? Para que isso? Eu, como bom vascaíno, é claro, também não gosto do nosso maior rival, o flamengo, mas a ponto de não poder usar uma camisa preta e vermelha só porque lembra o time? Acredito que isso seria um retrocesso.
    O que temos que fazer é usar mesmo, pois aí demonstramos aos nossos adversários que que somos superiores a eles, que usamos ou que fazemos somente algo que seja bom para a gente, independente de lembrar ou não as características deles. É claro que sem deixar de ser o que somos ou acreditamos.
   Enquanto não se mudar essa mentalidade, a humanidade vai ficar nesse retrocesso um bom tempo. Essa é a razão de sempre haver guerras religiosas ou de outro cunho. Ninguém quer ceder e perceber que não há nada de mais em ser isso ou aquilo, basta não invadirmos a esfera do outro. Não há nada de mais também em buscar algo de bom que há em nossos adversários e usarmos também. Isso nos fortalece mais ainda.