segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Fiat Lux

Para quem não sabe, Fiat Lux é uma expressão latina, que significa “faça-se a luz”. Talvez ela represente exatamente o que é Deus. Imagino, realmente, que seja um ser de luz, que guia todo o povo a viver na Terra. Ele dá luz a quem está nas trevas e sacia a sede de todos que o buscam.
Essa expressão O resume exatamente, visto que nos meus poucos anos de vida não li ou conheci ninguém que o tenha visto. Jesus, e mesmo Maria, esses sim já apareceram a alguns poucos habitantes, mas Deus não.
Creio que esse Ser Supremo está presente em simples coisas, como apreciar um pôr do sol, namorar alguém, comer etc. E ultimamente tenho percebido mais a presença de Deus , e tenho tentado passar um pouco do que sei sobre Ele e a religião católica a algumas crianças na catequese. Só de ver a alegria estampada em cada um deles ao perceber, por exemplo, o que é um profeta, ou ao encenarem a aparição do anjo Gabriel à Maria, isso já me torna uma pessoa que se percebe na busca do encontro com Deus, e que sente cada vez mais sua presença.
Talvez possa falar bobagem, mas, para mim, não importa de qual religião se é, e sim se nela há a busca de vivenciar um Deus que liberta e ameniza as dores pelas quais passamos nesta vida. Deus, na verdade, só muda de nome conforme a religião. Na linda música Força Maior, que Diogo Nogueira canta , é dito, como ilustração: “No terreiro ele é Oxalá, no Oriente ele é Alá... Não importa a religião, porque Deus é um só”. 

 Portanto, Deus está presente em tudo e em todos, basta que essa presença seja percebida e que e se revele em algum momento da vida. Aí é que entra a frase retromencionada, e que dá nome ao texto, quando a pessoa se deixa mostrar: Fiat Lux!

Nenhum comentário:

Postar um comentário