segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O novo leproso


   Quem lê a bíblia sabe que, dentre os personagens mais excluídos da Terra, sem dúvida os leprosos estavam entre eles, assim como as prostitutas, as mulheres em geral, as viúvas etc. Estes não viviam, simplesmente existiam. Pessoas “normais” os viam, mas fingiam que nem estavam ali.
Triste realidade, que, com o tempo, foi mudando para a melhor.
  A questão é que, atualmente, novas pessoas são os leprosos de hoje. Explico: Dia desses, me deslocando de ônibus, vi uma cena que me deixou a pensar isso. Um senhor, claramente com problemas psiquiátricos, mendigo, estava sentado na frente do veículo, e falava (gritava) coisas incompreensíveis. Ninguém se interessou por ele, o que, de fato, é algo normal de acontecer, já que as pessoas sentiram medo de ele fazer algo com elas. O problema é que o motorista, bem como o cobrador, não manifestaram nenhum tipo de compaixão para com ele. Simplesmente o ônibus estacionou em uma parada, e o motorista o mandou descer. Ate deu para entender o que ele falou ao descer: Só porque sou mendigo né?
  No mundo, parece que sempre vão existir pessoas à margem da sociedade. Não digo apenas no caso de mendigos e quem tem problemas psicológicos, mas muita gente hoje ainda sofre desses problemas, como os próprios negros, os lgbts etc. Esses são os novos leprosos. E como lidar com eles afinal? No caso do mendigo do ônibus, creio que deixar ele falando sozinho e descer na parada que ele pretendia era, no mínimo, o mais aceitável a ser feito.
  Ninguém tem obrigação, é claro, de conviver com pessoas que diferem da nossa normalidade, mas acredito que não podemos deixá-los apenas existirem, e não nos sensibilizarmos com a vida deles. A verdade é que atualmente notícias ruins e a insensibilidade já estão tão normais que ninguém mais se sente mal com isso. Os papéis se inverteram. Vamos pensar melhor sobre isso, e quem sabe tentar fazer a vida de pessoas excluídas um pouco melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário